sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Copa do Brasil 2018: CRB enfrentará time do Mato Grosso na primeira fase da competição

Galo conheceu nesta sexta-feira o seu primeiro adversário na Copa do Brasil do ano que vem (Foto: Assessoria CBF)
O CRB conheceu nesta sexta-feira (15) o seu adversário na primeira fase da Copa do Brasil 2018. Em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro, ficou definido que o Galo vai ter o Dom Bosco-MT como primeiro adversário na competição nacional do ano que vem.

Para a realização do sorteio, a CBF dividiu os times em potes. Enquanto o Regatas ficou no pote C, o time do Mato Grosso ficou no pote G, no qual ainda tinha as seguintes equipes que poderiam ter sido sorteadas para enfrentar o clube regatiano: São Raimundo-RR, Vitória da Conquista-BA, Brasiliense-DF, Cordino-MA, Real Ariquemes-RO, Independente-PA, Interporto-TO, Nova Iguaçu-RJ e Cianorte-PR. 

Como o formato da competição vai continuar o mesmo deste ano, o CRB vai fazer apenas um jogo contra o Dom Bosco, que será fora de casa, mas ainda sem data definida. Quem vencer irá avançar na competição. Melhor colocado que o adversário no ranking da CBF, o Galo conseguirá a classificação até se empatar. Avançando, o time regatiano pegará Novo Hamburgo-RS ou Paysandu-PA, fazendo a partida única da segunda fase também fora de casa, conforme ficou definido em sorteio realizado pela entidade máxima do futebol brasileiro. Desta vez, não haverá vantagem do empate. Se o duelo terminar empatado, a decisão irá para os pênaltis.

Chegando na terceira fase da competição, que já será disputada com jogos de ida e volta, o CRB poderá ter como adversário o seu maior rival: o CSA. Isso pode acontecer por conta que ambos estão na chave 6. Mas, para que o maior duelo do futebol alagoano aconteça, o clube azulino também precisa chegar até a terceira fase. Ele terá o Manaus-AM como adversário inicial, podendo enfrentar Madureira-RJ ou São Paulo-SP na fase seguinte.

Na Copa do Brasil 2018, que continuará dando ao campeão uma vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte, as rendas das partidas nas duas primeiras fases vão seguir sendo distribuídas da seguinte forma: 60% para o classificado e 40% para o eliminado. A cota mínima por participação na primeira fase da competição nacional deverá ser de R$ 500 mil, valor que o CRB deve receber. A CBF pagará para os clubes visitantes a alimentação e a hospedagem, assim como passagens de avião ou de ônibus. Se preferir, o time visitante poderá optar pelo aluguel de um ônibus.

Mudanças no regulamento

A Copa do Brasil do próximo ano contará com duas novidades no Regulamento Específico da Competição (REC). Apesar do formato ter sido mantido, o torneio não contará com gol qualificado em nenhuma de suas fases. Com isso, os gols que forem marcados na casa do adversário não irão mais valer como critério de desempate. Por solicitação dos clubes, a outra mudança é com respeito a data limite para inscrição de jogadores, que foi ampliada em mais de três meses, podendo ser feita até 30 de julho.

Oitavas de final

A edição da competição nacional do ano que vem contará com 91 participantes, sendo que 11 deles irão entrar diretamente nas oitavas de final. Os garantidos nesta fase são os oito clubes classificados para a Libertadores 2018, que são os seguintes: Cruzeiro-MG, Palmeiras-SP, Grêmio-RS, Santos-SP, Corinthians-SP, Flamengo-RJ, Vasco-RJ e Chapecoense-SC. Além deles, o Bahia (campeão da Copa do Nordeste 2017), o Luverdense-MT (campeão da Copa Verde 2017) e o América-MG (campeão deste ano da Série B do Brasileirão) também estão garantidos nas oitavas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário