quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Nordestão: grupos estão definidos e CRB tem chave “boa”

Ex-jogador Bobô foi quem sorteou o CRB (Foto: Reprodução Esporte Interativo)
     Em evento realizado na noite desta quinta-feira (13), no Marina Park Hotel, em Fortaleza-CE, a Liga do Nordeste e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fizeram o lançamento oficial e realizaram o sorteio de grupos da Copa do Nordeste 2013.

     O ASA vai ficar no grupo C, ao lado de Vitória, considerado o mais forte da chave, América-RN e Salgueiro. Pelo sorteio, o alvinegro ficaria no grupo D, pois foi o último do seu pote e iria para o grupo do CRB, mas foi deslocado porque não pode ter clubes do mesmo estado na mesma chave. Já o CRB teve um grupo teoricamente mais fácil, e enfrentará o Santa Cruz, Campinense e Feirense.

Confira as chaves:

Grupo A: Bahia-BA, Ceará-CE, ABC-RN e Itabaiana-SE.
Grupo B: Sport-PE, Fortaleza-CE, Confiança-SE e Sousa-PB.
Grupo C: Vitória-BA, América-RN, ASA e Salgueiro-PE.
Grupo D: Santa Cruz-PE, CRB, Campinense-PB e Feirense-BA.

Mais do Nordestão

     A Copa do Nordeste 2013 tem início no dia 19 de janeiro e se estende até 17 de março, num total de 12 datas. O objetivo da competição é fortalecer os clubes da região, principalmente no aspecto financeiro, e também agregar valor com a “paixão e rivalidade sadia” entre os clubes da região.

     São quatro grupos com quatro equipes em cada chave, onde elas se enfrentam em jogos de ida e volta. Classificam-se os dois melhores de cada e posteriormente disputam o mata-mata, até que seja definido o campeão. Nesta segunda fase, se enfrentam o grupo A com o C e o B com o D.

     O evento contou com a participação de representantes dos 16 clubes participantes, além do presidente da CBF, José Maria Marin, representantes do Ministério do Esporte, personalidades políticas e ex-jogadores de futebol. O CRB foi representado pelo dirigente Ednilton Lins, e o ASA pelo presidente José dos Santos Oliveira. Ainda participaram da festa o vice-financeiro da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Edson Bezerra, o Mão Furada, e o presidente em exercício do CSA, Cícero Eugênio, que foram como observadores.

O sorteio

     As 16 equipes, sendo três da Bahia e Pernambuco e dois de Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará foram dividas em potes de acordo com o Ranking da CBF.

     No Pote 1 ficaram os cabeças de chave: Vitória-BA, Bahia-BA, Sport-PE e Santa Cruz-PE; no Pote 2: CRB-AL, América-RN, Ceará-CE e Fortaleza-CE; Pote 3: ASA-AL, Confiança-SE, Campinense-PB e ABC-RN; e Pote 4: Feirense-BA, Itabaiana-SE, Salgueiro-PE e Sousa-PB.

     Os ex-jogadores Bobô e Sérgio Alves puxaram uma bola com um nome de um clube do pote para que fossem formados os grupos. Porém, caso numa mesma chave duas equipes do mesmo estado fossem sorteadas, o critério do departamento técnico da CBF faria um sorteio com outra bola imediatamente, já que não poderá haver duelos locais na primeira fase.

Mais do evento

     Antes do lançamento oficial, houve uma entrevista coletiva com Virgílio Elísio (diretor de competições da CBF), Alexi Portela (presidente do Esporte Clube Vitória), Eduardo Rocha (presidente da Liga do Nordeste), Edgar Diniz (presidente do grupo Esporte Interativo) e Kleber Leite (presidente da Klefer), onde especificaram alguns detalhes em relação à Copa do Nordeste, competição regional considerada a mais organizada do país, e por isso foi a única a retornar ao calendário oficial da CBF.

     A festa de lançamento contou também com algumas homenagens especiais, onde estiveram incluídos os ex-jogadores Bobô e Sérgio Alves, este o maior artilheiro de uma edição da competição, com 13 gols, pelo Bahia em 2002. Foi ainda apresentado um vídeo falando das potencialidades do Nordeste, sua economia, belezas, estrutura e a paixão das torcidas, incluindo imagens dos representantes de Alagoas.

Alvirrubros de Coração com Tudo na Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário