terça-feira, 15 de abril de 2014

Conselho Deliberativo do CRB aprova novo estatuto e programa de sócio ganha força

Grande parte da torcida irá se associar ao CRB após aprovação do estatuto (Foto: TNH1)
A luta de torcedores há aproximadamente seis anos para tentar reformular o estatuto do CRB, enfim, foi vencida. No final da noite desta segunda-feira (14), em aprovação do Conselho Deliberativo, realizado no Casarão do Galo no Jaraguá, um novo futuro do clube foi definido.

Com um projeto idealizado pela Associação CRB Acima de Tudo, em 2008, o novo estatuto teve um significativo avanço após o início do mandato de Fernando Paiva no Conselho Deliberativo. Após reuniões que aconteciam desde o ano passado, o novo estatuto traz novas mudanças, como o “ficha limpa”, direito do sócio torcedor a votar para presidência executiva e deliberativa - desde que seja adimplente ao programa de sócio torcedor Ouro ou Diamante -, mais transparência acerca dos recursos e destinações deles no clube, dentre outros.

Com a aprovação do novo estatuto e uma maior democratização do processo político do CRB, a expectativa agora é de que o programa de sócio torcedor receba uma grande força, uma vez que por conta da demora na aprovação do estatuto, uma campanha muito forte feita por torcedores boicotavam o programa de sócio, até que o estatuto fosse aprovado, o que aconteceu nesta segunda-feira.

De acordo com o diretor do programa, Lucas Romariz, atualmente o CRB conta com apenas 360 sócios adimplentes, mas com a modificação estatutária o programa tende a ser ampliado consideravelmente.


A respeito do assunto, a ONG CRB Acima Tudo se pronunciou:

“Caros regatianos,

A Associação CRB acima de Tudo comunica que, no dia 14 de abril de 2014, o novo estatuto do CRB foi aprovado pelos membros do Conselho Deliberativo, após 5 anos e 5 meses de espera e inúmeras reuniões com conselheiros e diretores do clube. Passamos de um estatuto desatualizado, discriminatório e que feria leis federais e a própria Constituição Federal para um estatuto moderno que contempla direitos e deveres aos dirigentes, conselheiros e torcedores, propiciando uma maior participação destes últimos nas decisões do clube.

Apesar das modificações feitas ao projeto original apresentado, mais precisamente com relação ao percentual da composição dos sócios torcedores no Conselho Deliberativo, passando de 1/3 (30 membros) para 1/6 (15 membros) de um total de 90 conselheiros, além do direito à votar e ser votado ter sido assegurado apenas às categorias Ouro e Diamante - único ponto que houve votação específica na Assembleia, com 14 votos a favor do voto censitário e 3 votos contra (e, por este motivo, não consideramos o novo estatuto do CRB totalmente democrático) -, podemos dizer que mais de 90% da proposta original foi aceita pelos conselheiros.

As demais propostas, como, por exemplo, a proibição de conselheiro, membro do comitê gestor ou da diretoria de ser procurador de atleta, o “ficha limpa”, a obrigatoriedade da destinação do percentual de 5% da receita total do futebol profissional para o futebol amador, a obrigatoriedade de prestação de contas mensais e a criação do comitê gestor foram aprovadas sem qualquer ressalva.

Podemos dizer que demos um grande passo para mudança política do CRB. Reafirmamos nosso compromisso em cobrar, a partir da vigência do novo estatuto, o cumprimento de todos os dispositivos ali inseridos. Sabemos que a aprovação do estatuto é apenas o início de algo maior que vem pela frente!

Vale lembrar que o novo estatuto para ter validade depende de registrado em cartório, o qual será realizado ainda nesta semana, conforme o presidente do Conselho Deliberativo, Fernando Paiva, afirmou. Uma vez registrado, a nossa intenção é agendar uma adesão em massa junto ao sócio-torcedor. Será muito importante a participação de todos nós torcedores, realizando nossos cadastros e nos mantendo adimplentes, independentemente dos resultados dentro de campo.

Agradecemos a todos que acreditaram neste ideal, em especial a torcida regatiana que abraçou a causa do novo estatuto e fez valer o seu direito de manifestação e cobrança. Obrigado também pelas 1.218 assinaturas referentes ao abaixo-assinado. Obrigado pela confiança em nós depositada.

Saudações regatianas!

Associação CRB ACIMA DE TUDO”

Alvirrubros de Coração com TNH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário