terça-feira, 13 de novembro de 2018

Com formato mantido e um clube a menos, Campeonato Alagoano 2019 começará no dia 20 de janeiro

Reunião do Conselho Arbitral do Alagoano 2019 aconteceu na tarde desta terça-feira (Foto: TNH1)
O Campeonato Alagoano 2019 terá o mesmo formato deste ano. A definição aconteceu no Conselho Arbitral convocado pela Federação Alagoana de Futebol (FAF), que foi realizado na tarde desta terça-feira (13), em um hotel na orla de Ponta Verde. Diferentemente desta temporada, a competição do próximo ano terá um clube a menos. No total, oito equipes estarão na disputa.

O evento realizado hoje contou com a presença de dirigentes da FAF e representantes dos clubes que irão disputar o Alagoano 2019. Somente o CRB e o ASA não enviaram representantes. Como está concentrado no duelo importantíssimo que terá contra o Londrina-PR, o Galo preferiu não se fazer presente na reunião. Apesar disso, o diretor de futebol do clube alvirrubro, Alarcon Pacheco, esteve reunido previamente na última segunda (12) com representantes da FAF e de outros clubes.

Mesmo sem a presença dos representantes de CRB e ASA, o Alagoano 2019 foi praticamente definido. Uma das poucas pendências é de quem será o mando de campo do Clássico das Multidões da primeira fase entre CRB e CSA, que provavelmente será definido na tarde desta quarta (14), com o mandante tendo que enfrentar o ASA em Arapiraca. Outra questão não definida é sobre a utilização do VAR. Embora ainda seja uma realidade distante do Campeonato Alagoano, o presidente da FAF, Felipe Feijó, disse que o assunto ainda será discutido para a fase decisiva da competição.

Início, encerramento e formato

O Campeonato Alagoano 2019 será iniciado no dia 20 de janeiro e terminará três meses depois, no dia 21 de abril. Como a fórmula de disputa seguirá sendo a mesma deste ano, os clubes se enfrentarão em turno único na primeira fase, com cada um realizando sete partidas. Os jogos de ida e volta só acontecerão no mata-mata.

Os quatro melhores classificados na fase inicial irão se classificar para as semifinais, enquanto o pior colocado terá que disputar a Segundona de 2020. Na fase semifinal, o primeiro colocado da fase anterior irá enfrentar o quarto, com o segundo tendo que jogar contra o terceiro. Quem tiver a melhor campanha na primeira fase irá mandar o segundo jogo em casa. Se houver empate em pontos ganhos, o primeiro critério de desempate será o saldo de gols nos dois confrontos. Caso a igualdade continue, o classificado será o clube dono da melhor campanha na primeira fase.

Já na final, o mandante do segundo jogo será o time que tiver a melhor campanha na soma de todas as fases anteriores. O primeiro critério de desempate para definir o campeão será o mesmo utilizado na fase semifinal, com o segundo sendo a disputa nos pênaltis, em caso de persistência do empate.

Um jogo a mais em casa

Os quatro primeiros colocados do Alagoano desta temporada irão fazer um jogo a mais em casa na edição de 2019 da competição. Das sete partidas, CSA, CRB, ASA e Coruripe irão jogar quatro delas em seus domínios.

Os clubes e o que disputam

O Campeonato Alagoano 2019 será disputado por ASA, CEO, CRB, CSA, Coruripe, Dimensão Capela, Jaciobá e Murici. Além do título de campeão, os oitos times estarão em busca de vagas em competições nacionais e também regional. O campeão irá conquistar uma vaga na Copa do Brasil 2020 e na fase de grupos da Copa do Nordeste 2020. O vice-campeão e o terceiro colocado também irão ficar com uma vaga na Copa do Brasil 2020.

O campeão e o vice do Alagoano 2019 ainda irão conquistar as vagas para a Série D do Campeonato Brasileiro de 2020. Se os times já estiverem garantidos em divisões superiores (casos de CRB e CSA, ambos que atualmente disputam a Série B), as vagas vão obedecer a classificação final da competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário