terça-feira, 7 de abril de 2015

MPE e FAF decidem que jogos entre CSA e CRB terão torcida única; regatianos entram com liminar

Clássico de quarta-feira terá apenas a torcida do CSA, clube mandante da partida (Foto: TNH1)
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (07), entre a Promotoria do Juizado do Torcedor, do Ministério Público de Alagoas (MP-AL), a Federação Alagoana de Futebol (FAF) e representantes dos clubes CSA e CRB, foi definido o esquema de torcidas para o segundo clássico do ano entre as duas equipes, marcado para esta quarta-feira (08), às 22h, no Estádio Rei Pelé.

Para a partida, ficou definido que apenas a torcida do time mandante estará presente no estádio, no caso desta quarta-feira, do CSA. Além disso, a determinação é de que para todos os próximos jogos entre os dois times pelo Campeonato Alagoano tenham apenas a torcida do clube mandante. A decisão tenta evitar os episódios de violência que aconteceram no clássico do último domingo.

O esquema de segurança conta ainda com 460 policiais militares. A única ressalva do MP é para uma eventual final entre os dois clubes, onde, caso isso aconteça, será realizada uma nova audiência para definir um planejamento específico.

Para o clássico de amanhã, antes mesmo da decisão que seria com torcida única, as torcidas organizadas já haviam sido proibidas de irem ao estádio ou ficarem no entorno do mesmo. Também foi definido no encontro entre os líderes das torcidas organizadas e o CPC, na sede do Comando, no Centro de Maceió, que não será permitido o uso de indumentária e objetos que identifiquem os associados das torcidas uniformizadas.

Diretoria e torcida regatiana entram com liminar

Após decisão do Ministério Público de que o Clássico das Multidões entre CSA e CRB desta quarta-feira (08), às 22h, teria torcida apenas do mandante no Estádio Rei Pelé, a diretoria regatiana e torcida demonstraram total insatisfação e entraram com uma liminar na Justiça contra a decisão.

Em nota oficial publicada no site do CRB, o clube diz que não concorda com a determinação, e com apoio dos seus torcedores, entrou na noite desta terça-feira com uma liminar na Justiça, no sentido de contar com seus torcedores no clássico desta quarta.

“Os sócios do clube estão usando o Estatuto do Torcedor para essa liminar. O clube não pode entrar na Justiça neste caso, mas o torcedor que se sentir atingido sim. A torcida já contratou um advogado para entrar com essa liminar e ter acesso ao Rei Pelé. Foi o torcedor do CSA que tumultuou o jogo passado e agora o mando é deles. Queremos igualdade, se no primeiro jogo teve duas torcidas, nesse nós também queremos. Agora, a partir dos próximos clássicos a gente concorda com torcida única”, disse o presidente Marcos Barbosa.

Fernando Paiva confirma liminar (Foto: TNH1)
Já a noite, o presidente do conselho deliberativo do CRB, Fernando Paiva, informou que o clube agora aguarda o resultado da liminar. “Duas ações foram ajuizadas agora a noite, com pedidos de tutela antecipada para manter o direito da partilha praticada no último jogo, com 70% para torcida do CSA e 30% para torcida do CRB. A expectativa é que até às 13h já se saiba a decisão sobre o pedido de tutela antecipada (liminar), que venha assegurar a presença de 30% de torcedores do CRB. Uma ação foi interposta por um grupo de torcedores e outra pelo CRB”, disse Paiva.

Sendo assim, até a tarde desta quarta-feira a Justiça deve analisar a liminar e decidir se a torcida do CRB terá acesso ou não ao jogo desta quarta-feira. Os ingressos para os regatianos chegaram a ser vendidos na manhã desta terça, mas já teriam sido recolhidos.

Caso a decisão continue para um clássico com torcida única, a diretoria do CSA já informou que irá ressarcir os torcedores regatianos que compraram ingressos. Ainda de acordo com a direção do clube azulino, a devolução do dinheiro aconteceria entre quinta-feira (09) e segunda-feira (13), em horário comercial, no Mutange, ponto indicado como mais adequado pelo MP.

Confira a nota publicada no site do CRB:

Após as informações passadas nesta terça-feira, indicando que o jogo desta quarta-feira no Estádio Rei Pelé seria de torcida única, o CRB vem de público esclarecer:

- A direção do CRB participou da reunião na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor da Capital, mas não assinou nenhum termo concordando com esta prática;

- A torcida do CRB, em sua maioria, não concorda com esta prática e quer seu direito de ir a campo;

- O CRB, torcida e diretoria, estão ingressando na justiça com pedido de liminar para que seja respeitado o estatuto do torcedor, onde os direitos fornecidos ao clube adversário no primeiro clássico sejam mantidos no segundo clássico;

- O departamento jurídico do CRB está atento a todos os acontecimentos e vai buscar incansavelmente garantir os direitos dos torcedores regatianos;

- O CRB disponibilizou 07 (sete) pontos de acesso em toda Maceió para compra de ingressos do time adversário; 

- O CRB trabalha pela paz nos estádios, dentro e fora de campo, e vai procurar estar junto das autoridades nas ações que competem esta busca pelo futebol com mais harmonia.

Alvirrubros de Coração com TNH1

Nenhum comentário:

Postar um comentário