segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Já em Natal para novo confronto contra o América-RN, CRB deve treinar no Frasqueirão nesta terça-feira

Antes de viajar para a capital potiguar, jogadores do Galo fizeram treino leve no CT (Foto: GloboEsporte.com)
O CRB voltou a ficar sem tempo para comemorar uma vitória ou até mesmo para descansar. Após bater ontem (28) o ASA por 3 a 1, no Estádio Rei Pelé, pelo Campeonato Alagoano, os jogadores regatianos se reapresentaram na manhã desta segunda-feira (29) no CT Ninho do Galo, onde realizaram um trabalho. Em seguida, a delegação alvirrubra embarcou rumo a Natal, onde já se encontra para o confronto contra o América-RN na quarta-feira (02), às 19h15, na Arena das Dunas, válido pela quarta rodada da Copa do Nordeste.

Assim como quase sempre costuma fazer, o técnico Mazola Júnior só deve revelar a escalação do Regatas momentos antes da bola rolar, até por se tratar de um jogo que pode deixar a equipe praiana bem próxima de avançar às quartas de final do Nordestão, em caso de nova vitória sobre o América-RN. Também ainda não foi informado quais foram os jogadores que viajaram, o que seria uma estratégia do treinador do CRB. No entanto, os desfalques seguem os mesmos: o lateral-direito Marcelo Ribeiro e o volante Glaydson Almeida, ambos no departamento médico, além do também volante Rivaldo, ainda não regularizado.

O Galo vai descansar na capital potiguar na manhã desta terça-feira (01), mas no período da tarde o comandante regatiano deve fazer um treino no Estádio Frasqueirão, do ABC. Esse trabalho provavelmente será o que definirá os titulares do CRB na quarta. Como Mazola Júnior vem adotando o sistema de rodízio, peças importantes que não atuaram contra o ASA devem retornar à equipe. Ou seja, a expectativa é que o goleiro Júlio César, o zagueiro Gabriel, o lateral-direito Jonathan Bocão, o volante Matheus Galdezani e os atacantes Érico Júnior e Neto Baiano sejam escalados de primeira.

Desta forma, existe uma grande possibilidade do time titular do CRB que irá enfrentar o América-RN ser formado por: Júlio César; Marcos (Jonathan Bocão), André Vinícius, Gabriel e Diego; Olívio, Matheus Galdezani, Jonathan Bocão (Somália) e Luiz Fernando; Érico Júnior e Neto Baiano (Lúcio Maranhão).

Com seis pontos em três jogos, o CRB lidera o grupo B da Copa do Nordeste. A chave está bem embolada, com o próprio América-RN vindo em seguida, com quatro pontos, mesma pontuação do Coruripe, que é o terceiro colocado por levar desvantagem no número de gols marcados. O lanterna do grupo é o Estanciano-SE, mas que tem três pontos e também é mais um na briga por classificação.

Arbitragem

O árbitro para o jogo entre América-RN e CRB será Avelar Rodrigo da Silva (CBF-CE). Ficam como auxiliares Armando Lopes de Sousa (CBF-CE) e Samuel Oliveira Costa (CBF-CE). O quarto árbitro será Ítalo Medeiros de Azevedo (CBF-RN).

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Com time misto, CRB joga bem e vence o ASA no Rei Pelé por 3 a 1

Vitória do Galo começou a ser construída com Dakson, que cobrou falta e viu Jorginho marcar contra (Foto: TNH1)
O Estádio Rei Pelé foi palco de um grande jogo entre CRB e ASA no fim da tarde deste domingo (28), pela sétima rodada do Campeonato Alagoano. E se no primeiro confronto entre as duas equipes, em Arapiraca, o Galo já tinha levado a melhor, vencendo o Fantasma por 2 a 1, no jogo de volta a vitória foi ainda maior, pelo placar de 3 a 1. 

Dois gols do Regatas foram marcados no primeiro tempo da partida, sendo um pelo volante Jorginho, do ASA, que marcou contra, e outro pelo meia Luidy, que é da base do time praiano e fez o seu primeiro gol jogando pelo profissional. Já no finalzinho da etapa complementar, o volante Olívio marcou o último gol do Galo na partida. O único gol do ASA no jogo foi feito pelo meia Rafael, ainda no primeiro tempo.

O JOGO - 1° TEMPO

O CRB, apesar de atuar com o um elenco mesclado entre titulares e reservas, poupando alguns jogadores para a Copa do Nordeste, começou muito ofensivo, e tendo várias oportunidades claras de gol, enquanto o ASA arriscava alguns contragolpes. Aos 5 minutos, Luiz Fernando tentou cruzar buscando Lúcio Maranhão, mas o zagueiro alvinegro André Nunes fez o corte. O Fantasma respondeu aos 10’ com Djalma, em jogada similar. Marcos foi quem evitou a jogada. Diego disparou pela esquerda aos 15’ e cruzou rasteiro, mas mais uma vez André Nunes salvou a pátria.

Apesar das oportunidades pintarem, o Galo não conseguia converter em gols. Dakson arriscou de longe e o goleirão Tom fez uma bela defesa aos 16’. Aos 17’ foi a vez de Luidy, fintando o marcador e mandando rasteiro, mas a bola “desfilou” em frente ao gol sem intervenção. E finalmente, depois de muito tentar, o Regatas marcou aos 26’ com um gol contra. Dakson cobrou falta pela direita e o volante Jorginho deu uma de atacante e cabeceou contra o patrimônio, para alegria da torcida alvirrubra. Aos 34’, Luidy quase ampliou de cabeça depois de cruzamento de Lúcio Maranhão, mas a bola foi por cima do gol.

O gol deu mais tranquilidade ao Galo, que seguiu dominando as ações ofensivas, mas também pôs pressão em cima do ASA, que saiu mais em busca do empate. E ele até veio, aos 39’, quando Diego Jussani falhou ao fazer o corte dentro da área e a bola sobrou para Rafael, que mandou para o fundo do gol. Só que três minutos depois, o Galo voltou a ficar na frente com Luidy. A jovem promessa do CRB deu uma pedalada para cima do marcador e mandou no contrapé de Tom, fazendo o segundo do Regatas e o seu primeiro pela equipe profissional. O Fantasma quase empatou novamente aos 45’ com Ramon, que perdeu um gol feito, mandando por cima no cabeceio quando Bruno já estava vendido no lance, mas o primeiro tempo terminou com vitória parcial do CRB.

2° TEMPO

O Galo voltou sem mudanças do intervalo, mas o técnico Vica, do ASA , optou por sacar Jorginho em favor de Everton Heleno. E a alteração já rendeu frutos no minuto inicial, quando ele se livrou do marcador dentro da área e carimbou a trave, quase no ângulo, assustando o arqueiro Bruno. Aos 10’, no entanto, o susto foi do lado contrário, quando, após cobrança de escanteio, a defensiva do ASA fez o corte no último minuto, tirando a bola praticamente da cabeça de Lúcio Maranhão, já preparado para a finalização. Mais uma chance para o Galo surgiu dos pés de Olívio, que serviu Luiz Fernando dentro da área, pelo lado esquerdo, mas o camisa 7 regatiano acertou a rede pelo lado de fora.

A partida ficou um pouco mais equilibrada após os 20 minutos do segundo tempo, mas as melhores chances ainda pertenciam ao CRB. Aos 25’, Lúcio Maranhão tirou tinta da trave em chute colocado de dentro da área, e aos 27’, o artilheiro ex-ASA venceu o marcador e cruzou rasteiro, mas nenhum de seus companheiros estava posicionado para completar. Após a jogada, Kessi recebeu o segundo amarelo e deixou a equipe alvinegra com um a menos na partida. Aos 36’, Bruno Nascimento cruzou e Luiz Fernando completou de peito, acertando o goleiro à queima roupa. No rebote, Luiz Fernando desperdiçou o chute e a zaga afastou na sequência.

Na reta final, o CRB voltou a dominar quase que por completo. Aos 39’, Lúcio Maranhão recebeu bom passe de Marcos e escorou a bola, mas o lateral Chiquinho, do ASA, estava bem postado e interceptou, com a bola saindo para escanteio. O Galo aproveitava a vantagem no placar e segurava bem na defesa, se lançando quando dava. E aos 46, já no finalzinho do jogo, Lúcio Maranhão deu um passe de classe, com o calcanhar, e deixou Olívio na boa para finalizar, marcando o terceiro do Regatas e sacramentando a vitória.

Próximos compromissos

O CRB, que com a vitória sobre o ASA agora lidera o grupo B do Campeonato Alagoano com 16 pontos, seis a mais que o Coruripe, que é o vice-líder, só volta a campo pelo Estadual no dia 06 de março, às 16h, tendo o Sete de Setembro como adversário, no Estádio Olival Elias de Moraes, em Boca da Mata. Antes, nesta quarta-feira (02), às 19h15, na Arena das Dunas, o Galo vai enfrentar o América-RN, pela Copa do Nordeste.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Alagoano 2016 - 7ª rodada
Estádio Rei Pelé - Maceió-AL
Placar: CRB 3x1 ASA
Público: 4.072 (pagante), 634 (não pagante), 428 (crianças) e 1.908 (mulheres) - Total: 7.042 / Renda: R$ 56.186,00

Árbitro: José Reinaldo Figueiredo (CBF-AL)
Assistente 1: Esdras Mariano de Lima (CBF-AL)
Assistente 2: Raquel Ferreira Barbosa (CBF-AL)

CRB: Bruno; Marcos, André Vinícius, Diego Jussani e Diego; Olívio, Somália, Luiz Fernando (Gleidson Souza), Luidy (Rafinha) e Dakson (Bruno Nascimento); Lúcio Maranhão.

Técnico: Mazola Júnior

ASA: Tom; Chiquinho, André Nunes (Bruno Souto), Ramon e Elton Lira; Jorginho (Everton Heleno), Kessi, Djalma (Raul) e Rafael; Klenisson e Danilo Galvão.

Técnico: Vica

Cartões Amarelos: Dakson, Diego, Marcos e Somália (CRB) / Jorginho, André Nunes, Kessi e Raul (ASA)

Cartões Vermelhos: Kessi (ASA)

Gols: Jorginho (contra) aos 26’ e Luidy aos 42’ do 1°T e Olívio aos 46’ do 2°T (CRB) / Rafael aos 39’ do 1°T (ASA)


Alvirrubros de Coração com TNH1

sábado, 27 de fevereiro de 2016

Técnico Mazola Júnior não divulga escalação do CRB para este domingo, mas pode por em campo um time praticamente de reservas

Maioria dos jogadores que foram titulares contra o América-RN podem ser poupados (Foto: TNH1)
Acostumado a divulgar os titulares do CRB para uma partida apenas momentos antes da bola rolar, o técnico Mazola Júnior vem aumentando o mistério nos últimos jogos do Galo. Para o embate deste domingo (28) contra o ASA, às 17h, no Estádio Rei Pelé, válido pela sétima rodada do Campeonato Alagoano, também não será diferente.

Após a reapresentação dos comandados do técnico regatiano na tarde de ontem (26), no Ninho do Galo, a preparação visando o jogo contra o time de Arapiraca foi finalizada no CT na Barra de São Miguel na manhã deste sábado (27). Este trabalho foi o que definiu quem começará jogando amanhã, apesar da escalação ser mantida em segredo. No entanto, por causa da Copa do Nordeste, Mazola Júnior já adiantou que pode voltar a fazer rodízio.

Como tudo ainda é uma incógnita, a expectativa é que o treinador alvirrubro poupe vários jogadores que foram titulares na partida pelo Nordestão contra o América-RN, disputada na última quinta-feira (25), em Maceió, e vencida pelo CRB por 3 a 1. O goleiro Júlio César, o zagueiro Gabriel, os laterais-direitos Jonathan Bocão, que vem jogando de meia, e Marcos, o lateral-esquerdo Diego, o volante Matheus Galdezani e os atacantes Érico Júnior e Neto Baiano estariam cotados para descansarem, mas a maioria deve figurar no banco de reservas.

Assim, um desenho do CRB teria: Juliano (Júlio César); Rafinha, André Vinícius, Diego Jussani e Gleidson Souza; Somália, Olívio, Flavinho (Luidy) e Luiz Fernando; Marcelo Henrique e Lúcio Maranhão.

Ao que tudo indica, o goleiro Juliano, que passou mal no intervalo do clássico contra o CSA no último domingo (21), tendo inclusive ficado de fora do último jogo, se recuperou, por isso está cotado para começar de primeira contra o ASA. Já o lateral-direito Marcelo Ribeiro e o volante Glaydson Almeida seguem no departamento médico, enquanto que o também volante Rivaldo ainda não foi regularizado. Quanto a lista de jogadores relacionados, mais uma vez não foi divulgada pela assessoria de imprensa do Regatas.

Com 13 pontos, o CRB é o líder do grupo B do Alagoano, possuindo três pontos a mais que o Coruripe, que assumiu a segunda colocação do grupo nesta noite, já que venceu o Sete de Setembro por 3 a 0. Já o ASA é o vice-líder da chave A, com 15 pontos.

Arbitragem

O dono do apito para o duelo entre CRB e ASA será José Reinaldo Figueiredo (CBF-AL). Ficam como auxiliares Esdras Mariano de Lima (CBF-AL) e Raquel Ferreira Barbosa (CBF-AL). O quarto árbitro será Rafael Carlos Salgueiro (FAF).

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

CRB inicia vendagem de ingressos para jogo contra o ASA; mulheres entrarão de graça nos setores de arquibancadas

Regatianas vão poder entrar de graça nas arquibancadas baixa e alta no domingo (Foto: Assessoria CRB)
Os ingressos para o duelo entre CRB e ASA, que acontece neste domingo (28), às 17h, no Estádio Rei Pelé, válido pela sétima rodada do Campeonato Alagoano, já podem ser adquiridos antecipadamente. Para esta partida, a diretoria regatiana decidiu cobrar os mesmos valores para os setores de arquibancadas baixa e alta, além de fazer uma promoção para o público feminino.

Segundo informado pela assessoria de imprensa do Galo, para arquibancadas baixa ou alta o valor cobrado é de R$ 40, enquanto que para o setor das cadeiras especiais, que segue com uma parte interditada, o ingresso custa R$ 50. Também via assessoria, foi informado que para os setores de arquibancadas terá meia entrada (R$ 20), ao contrário das cadeiras, já que o valor é único. No entanto, na prática o CRB não tem vendido ao longo dos últimos anos bilhetes de meia entrada para estudantes e idosos, conforme determina a lei, costumando então comercializar ingressos tidos como ‘promocionais’ para todos. Ou seja, não é preciso que nenhum torcedor apresente a documentação necessária para efetuar a compra do bilhete no valor de meia entrada.

Os sócios torcedores do CRB que estão com pagamentos em dia não precisam comprar bilhete. Assim como eles, as torcedoras regatianas também não vão precisar de ingresso para acompanharem o jogo de domingo nas arquibancadas baixa ou alta, já que a direção do time praiano informou que mulheres entrarão de graça.

Já os regatianos, que vão precisar pagar, encontram ingressos nos seguintes pontos de venda divulgados pela assessoria de imprensa do CRB: Arena das Torcidas (Av. Amélia Rosa e Shopping Farol), Confraria do Rei (Santo Eduardo), Bar do Carlão (Trapiche), Loja Grande Torcedor (Sam's Club - Jatiúca) e Lojas Poly Sport (Centro, Maceió Shopping e Shopping Pátio Maceió).

Preparação regatiana 

Após a vitória de ontem (25) sobre o América-RN por 3 a 1, no Rei Pelé, pela Copa do Nordeste, o CRB se reapresentou visando o ASA já na tarde desta sexta-feira (26), no Ninho do Galo. Na manhã deste sábado (27), também no CT na Barra de São Miguel, será finalizada a preparação para este compromisso.

Conforme dito em entrevista coletiva pelo técnico Mazola Júnior após o jogo contra o time potiguar, a equipe que vai entrar em campo no domingo deve ter vários reservas, dando sequência então ao sistema de rodízio. Quanto aos desfalques, devem ser os mesmos: o lateral-direito Marcelo Ribeiro e o volante Glaydson Almeida, entregues ao departamento médico, e o também volante Rivaldo, ainda não regularizado. Por sua vez, o goleiro Juliano, que passou mal no intervalo do clássico contra o CSA no último domingo (21), sequer pegou relação para o jogo contra o time de Natal, ficando então como dúvida para o embate contra o alvinegro arapiraquense.

Com 13 pontos, o CRB é o líder do grupo B do Alagoano, possuindo cinco pontos a mais que o Santa Rita, que é o segundo colocado. Já o ASA é o vice-líder da chave A, com 15 pontos.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Em noite de Neto Baiano, CRB bate o América-RN no Rei Pelé por 3 a 1 e volta a ser líder do seu grupo no Nordestão

Autor de dois gols, atacante Neto Baiano foi o destaque da partida (Foto: TNH1)
No duelo de alvirrubros desta noite, deu Alagoas. CRB e América-RN se enfrentaram na noite desta quinta-feira (25) em partida válida pela terceira rodada da Copa do Nordeste 2016 no Estádio Rei Pelé, e em uma excelente exibição, o Galo venceu a equipe potiguar pelo placar de 3 a 1, voltando então ao topo da tabela do grupo B.

Os gols do Regatas na partida foram marcados pelo atacante Neto Baiano, duas vezes, sendo um em cada tempo, e pelo zagueiro André Vinícius na etapa final. Já o time de Natal descontou com o meia Reis no final da partida.

O JOGO - 1° TEMPO

A partida começou com as duas equipes procurando jogo, com bons cruzamentos dos dois lados e disputa de bola na intermediária. O América-RN teve uma boa sequência de escanteios antes dos 10 minutos iniciais, mas a defesa do CRB conseguiu afastar o perigo. Já aos 11’, o Galo descolou um cruzamento à meia altura com Jonathan Bocão, e Neto Baiano disputou com o goleiro Pantera, levando a melhor e balançando a rede no Trapichão, para alegria da torcida regatiana.

Depois do gol sofrido, o América-RN se desajustou um pouco na partida e começou a jogar mais na ligação direta, sem o ímpeto inicial. Mateusinho até tentou aos 21’, após se livrar da marcação de Olívio, mas mandou para fora. Neto Baiano teve chance de ampliar aos 28’, mas demorou demais para concluir depois de receber bom passe de Marcos, e foi desarmado.

A equipe potiguar sentia dificuldade de chegar com qualidade à frente, esbarrando na marcação do CRB. O Galo, por sua vez, tinha mais oportunidades em jogadas aéreas, mas a defesa do Dragão conseguia evitar o pior. No último minuto do tempo regulamentar, Gabriel cobrou escanteio pela esquerda, mas Júlio César subiu e fez a defesa. A arbitragem ainda concedeu um minuto de acréscimo, mas as equipes desceram para os vestiários com a vitória parcial do Galo.

2° TEMPO

As equipes voltaram para o segundo tempo sem mudanças. O América-RN tentou logo aos 2 minutos em cobrança de falta pela esquerda, mas Matheus Galdezani cortou de cabeça. O Galo retornou com gosto de gás e teve boas chances também. No minuto seguinte, Érico Júnior disparou pela esquerda e fez o cruzamento, mas Pantera recolheu. Aos 10’, Luiz Fernando levantou na área buscando Neto Baiano, mas o goleiro do América-RN afastou com um soco e a arbitragem ainda assinalou falta de ataque.

E eis que aos 18’, saiu o segundo gol do Galo. Após bela trama, Dakson arriscou e mandou um foguete, que acertou Érico Júnior. Na sequência do lance, Jonathan Bocão ajeitou de cabeça e Neto Baiano se esticou para fazer o chute e mandar no cantinho, marcando mais uma vez. O CRB se animou e queria mais. Aos 22’, Érico Júnior partiu em velocidade pela esquerda e tentou o cruzamento, mas pegou mal na bola e a zaga americana fez o corte. O alvirrubro potiguar, coadjuvante na partida, tentou dar a resposta em cobrança de falta ensaiada aos 29. Zé Antônio chutou forte, mas a bola explodiu na barreira e foi para fora.

Apesar de as duas equipes serem alvirrubras, a noite era mesmo de Alagoas, e o CRB, dominando a partida, chegou ao terceiro gol aos 34’. Após escanteio, o zagueiro André Vinícius foi oportunista e subiu sozinho, cabeceando para marcar o seu e animar a torcida regatiana. O América-RN reagiu aos 39’ com Reis, que arriscou da meia lua, mas mandou por cima do gol. Só que no minuto seguinte, o próprio Reis se redimiu da chance perdida e marcou um golaço com um belo chute da entrada da área, sem chances para Júlio César defender, marcando o gol de honra da equipe visitante.

Próximos compromissos

O CRB, que com a vitória sobre o América-RN voltou ao topo da tabela do grupo B do Nordestão, agora com seis pontos, só volta a campo pela competição regional no dia 02 de março, às 19h15, para enfrentar novamente o time potiguar, mas desta vez na Arena das Dunas, em Natal. Antes de voltar a jogar pela Copa do Nordeste, o Galo entra em campo neste domingo (28), às 17h, no Trapichão, para enfrentar o ASA pela sétima rodada do Campeonato Alagoano.

FICHA TÉCNICA

Copa do Nordeste 2016 - 3ª rodada
Estádio Rei Pelé - Maceió-AL
Placar: CRB 3x1 América-RN
Público: 3.205 (pagante), 257 (não pagante) e 299 (crianças) - Total: 3.761 / Renda: R$ 29.037,00

Árbitro: José Woshington da Silva (CBF-PE)
Assistente 1: Ricardo Bezerra Chianca (CBF-PE)
Assistente 2: José Daniel Torres de Araújo (CBF-PE)

CRB: Júlio César; Marcos, André Vinícius, Gabriel e Diego; Olívio, Matheus Galdezani (Somália), Jonathan Bocão e Luiz Fernando (Dakson); Érico Júnior e Neto Baiano (Lúcio Maranhão).

Técnico: Mazola Júnior

América-RN: Pantera; Gabriel (Alan Silva), Flávio Boaventura, Zé Antônio e Gualberto; Tiago Dutra, Júlio Terceiro, Felipe Macena (Bruno) e Daniel (Reis); Luiz Eduardo e Mateusinho.

Técnico: Guilherme Macuglia

Cartões Amarelos: Neto Baiano, Júlio César, Matheus Galdezani e Marcos (CRB) / Gabriel, Tiago Dutra, Zé Antônio e Luiz Eduardo (América-RN)

Gols: Neto Baiano aos 11’ do 1°T e aos 18 do 2°T e André Vinícius aos 34’ do 2°T (CRB) / Reis aos 40’ do 2°T (América-RN)


Alvirrubros de Coração com TNH1

Nem estreou e já foi embora: Mazola não é mais jogador do CRB

Atacante Mazola aceitou proposta do futebol chinês (Foto: Divulgação)
A torcida do CRB tinha grandes expectativas com o atacante Mazola, que foi contratado pelo clube regatiano no início do mês. Porém, elas foram frustradas nesta quinta-feira (25), quando a direção alvirrubra anunciou que o atleta, que sequer havia estreado, não faz mais parte do elenco do time praiano.

Por meio do seu site oficial, a diretoria do Regatas alegou que Mazola não permaneceu no Galo em virtude de não poder ser regularizado dentro da janela internacional, já que seus direitos federativos pertencem ao Portimonense, de Portugal. Ainda segundo o CRB, como o jogador só poderia ser regularizado quando a janela fosse aberta novamente, não teria razão em ficar com um atleta por tanto tempo sem que ele pudesse jogar, ocupando então espaço na folha salarial.

Mesmo tendo alegado problema para regularizar Mazola, o Regatas não divulgou em seu comunicado que o jogador aceitou uma proposta do futebol chinês, o que talvez seria o real motivo de sua saída, uma vez que o atacante Érico Júnior também estava no futebol português e conseguiu ser regularizado. Outro que também veio do exterior foi o volante Rivaldo, que já tem muito mais tempo no clube, e mesmo ainda não tendo sido regularizado, segue no Galo.

Os dirigentes do CRB agora devem voltar ao mercado da bola para contratar mais peças para o elenco regatiano. Além de um atacante, um meia também é procurado.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Querendo ser líder novamente do seu grupo na Copa do Nordeste, CRB encara o América-RN nesta quinta-feira

Desta vez, técnico Mazola Júnior não deu nenhuma pista sobre a escalação do Galo (Foto: GloboEsporte.com)
O CRB entra em campo nesta quinta-feira (25), às 19h, no Estádio Rei Pelé, para tentar contra o América-RN se reabilitar na Copa do Nordeste, já que vem de derrota para o Coruripe, e consequentemente retomar a liderança do grupo B no duelo válido pela terceira rodada da competição. Para isso, o time regatiano vinha treinando no CT Ninho do Galo desde a última segunda (22), tendo encerrado a sua preparação na tarde desta quarta (24).

Assim como aconteceu no último domingo (21), no Clássico das Multidões contra o CSA, a escalação do Regatas é mantida em absoluto sigilo, inclusive até a lista de jogadores relacionados não foi divulgada. Na partida contra o time azulino, o técnico Mazola Júnior surpreendeu na escolha dos titulares, incluindo o lateral-direito Marcos e o volante Olívio, que estavam lesionados, e tendo apostado em uma formação sem meias de ofício.

Como de costume, o comandante alvirrubro só vai divulgar quem começará jogando contra a equipe potiguar momentos antes da bola rolar, até pelo fato de que novas mudanças podem acontecer, apesar de não se sabe quais seriam elas. A base do time deve ser mantida, mas existem muitas dúvidas, como por exemplo se o goleiro Juliano, que deixou o clássico no intervalo por ter passado mal, vai ser titular ou Júlio César deve ser o escolhido, ou até mesmo se a dupla de zaga que atuou na partida contra o CSA, André Vinícius e Gabriel, será mantida, bem como se o time terá desta vez um meia ou ainda se Neto Baiano continuará no ataque, ao invés de Lúcio Maranhão, além de outras possibilidades que só serão desvendadas amanhã.

Apesar do mistério, um esboço do time do Galo tem: Juliano (Júlio César); Marcos, André Vinícius, Gabriel e Diego; Somália, Olívio, Matheus Galdezani e Luiz Fernando (Jonathan Bocão); Érico Júnior e Neto Baiano (Lúcio Maranhão).

Mesmo com a escalação não confirmada, o CRB não terá de certeza contra o time de Natal quatro atletas. Por falta de regularização, ficam de fora o volante Rivaldo e o atacante Mazola. Entregues ao departamento médico, o lateral-direito Marcelo Ribeiro e o volante Glaydson Almeida são mais duas baixas.

Ainda com três pontos, o Galo ocupa a terceira posição do grupo B do Nordestão, ganhando do Estanciano-SE, que já jogou na rodada e venceu o Coruripe por 2 a 1, apenas no saldo de gols: 0 contra -2. Já o seu adversário de amanhã, o América-RN, lidera a chave com quatro pontos, mesma pontuação do Hulk, mas que tem saldo de gols inferior. Ou seja, basta apenas uma vitória para o time regatiano ser líder novamente do grupo.

Arbitragem

O árbitro para o jogo entre CRB e América-RN será José Woshington da Silva (CBF-PE). Ficam como auxiliares Ricardo Bezerra Chianca (CBF-PE) e José Daniel Torres de Araújo (CBF-PE). Já o quarto árbitro será José Reinaldo Figueiredo (CBF-AL).

Organizadas proibidas

Por meio de uma resolução, a Federação Alagoana de Futebol (FAF) proibiu a Torcida Máfia Vermelha, do América-RN, de ter acesso ao Trapichão no jogo contra o CRB, além de qualquer indumentária que possa identificar a torcida, como bandeiras, faixas e camisas. A proibição é resultado do histórico de conflitos da torcida do time potiguar com a Comando Alvi Rubro - torcida uniformizada do Galo. 

Em julho de 2012, um torcedor regatiano acabou sendo assassinado após o jogo contra a equipe de Natal, à época pelo Brasileirão da Série B. O autor do homicídio foi identificado como integrante da torcida do Dragão, levado a júri popular e condenado a 20 anos de prisão por homicídio duplamente qualificado.

Vale lembrar que a Comando Alvi Rubro também está proibida de ter acesso ao estádio por não ter atendido todas as solicitações da FAF. Entre as exigências definidas em audiência está o cadastramento de todos os membros da principal torcida organizada do Galo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

CRB divulga preços dos ingressos para confronto pela Copa do Nordeste contra o América-RN

Bilhetes serão disponibilizados para a torcida regatiana a partir desta terça-feira (Foto: GloboEsporte.com)
Querendo contar com o apoio em massa da torcida regatiana no jogo importantíssimo contra o América-RN, na quinta-feira (25), às 19h, no Estádio Rei Pelé, válido pela terceira rodada da Copa do Nordeste, a diretoria do CRB resolveu para esta partida diminuir os preços dos ingressos, além de informar que não irá abrir o setor de arquibancada baixa.

Desta forma, segundo informado pela assessoria de imprensa do Galo, os torcedores alvirrubros que forem apoiar o Regatas contra a equipe potiguar irão pagar R$ 30 (arquibancada alta) ou R$ 50 (cadeiras especiais), que segue com uma parte interditada. Também via assessoria, foi informado que para o primeiro setor terá meia entrada (R$ 15), ao contrário do segundo, já que o valor é único. No entanto, na prática o CRB não tem vendido ao longo dos últimos anos bilhetes de meia entrada para estudantes e idosos, conforme determina a lei, costumando então comercializar ingressos tidos como ‘promocionais’ para todos. Ou seja, não é preciso que nenhum torcedor apresente a documentação necessária para efetuar a compra do bilhete no valor de meia entrada.

Os sócios torcedores do CRB que estão com pagamentos em dia não precisam comprar bilhete, muito menos os que possuem o plano Galo Fiel Prata, que só tem acesso ao setor de arquibancada baixa. Como ele estará fechado, esses torcedores poderão entrar normalmente na arquibancada alta.

A vendagem dos ingressos começará a partir das 11h desta terça-feira (23), segundo informado pela assessoria de imprensa do CRB, que divulgou os seguintes pontos de venda: Arena das Torcidas (Av. Amélia Rosa e Shopping Farol), Confraria do Rei (Santo Eduardo), Bar do Carlão (Trapiche), Loja Grande Torcedor (Sam's Club - Jatiúca) e Lojas Poly Sport (Centro, Maceió Shopping e Shopping Pátio Maceió).

Preparação regatiana 

Após empatar em 1 a 1 com o CSA no primeiro Clássico das Multidões deste ano, disputado ontem (21), o CRB se reapresentou e fez trabalhos regenerativos visando o América-RN na tarde desta segunda-feira (22), no CT Ninho do Galo. 

A programação dos jogadores regatianos conta ainda com dois treinos amanhã e mais um na quarta-feira (24), pela tarde. Durante esses trabalhos o técnico Mazola Júnior vai estudar o time que irá entrar em campo na quinta. Diferentemente da escalação do clássico, o treinador do Galo já informou que para o duelo pelo Nordestão deve escalar de primeira um meia. Mas essa e qualquer outra mudança só deve ser confirmada momentos antes do duelo, como sempre costuma fazer.

O comandante do time vermelho e branco também vive a expectativa de ter mais opções para quinta, caso o volante Rivaldo e o atacante Mazola sejam regularizados, ou até mesmo se o lateral-direito Marcelo Ribeiro e o volante Glaydson Almeida, entregues ao departamento médico, sejam liberados. Substituído no intervalo do clássico por ter passado mal, o goleiro Juliano ainda não está confirmado para o embate pelo Nordestão.

Com três pontos, o CRB é o terceiro colocado do grupo B, enquanto que o América-RN lidera a chave com quatro, ganhando do Coruripe no saldo de gols. Ou seja, caso vença o confronto, o Galo ganharia ao menos uma posição na tabela.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Acirrado, Clássico das Multidões entre CSA e CRB termina empatado em 1 a 1

CSA e CRB fizeram primeiro clássico do ano neste domingo, no Estádio Rei Pelé (Foto: TNH1)
Em mais um grande clássico do futebol alagoano, CSA e CRB se enfrentaram neste domingo (21) no Estádio Rei Pelé. Líderes em seus respectivos grupos do Estadual, o time azulino e o alvirrubro travaram mais um importante duelo diante de suas torcidas, e terminaram empatando em 1 a 1.

O Galo saiu na frente no primeiro Clássico das Multidões ainda no início do primeiro tempo, com o lateral-direito Jonathan Bocão, que jogou no meio de campo. Já a equipe do Mutange só conseguiu empatar após a metade da etapa final, com o atacante Luís Soares.

O JOGO - 1° TEMPO

A partida começou acirrada, e já aos 2 minutos, Jean Cleber e Neto Baiano se estranharam dentro de campo, mas a discussão foi apartada pelos companheiros de equipe. Aos 4’, num vacilo da defesa regatiana, Didira roubou a bola e serviu Bismarck, que tentou devolver mas a zaga do Galo afastou. A resposta veio logo em seguida com Jonathan Bocão, que disparou pela direita, mas desta vez foi a vez da defesa maruja interceptar. E para explodir os ânimos no Rei Pelé, o primeiro gol saiu aos 7 minutos, num cochilo da zaga azulina. Após bela jogada, Érico Júnior cruzou rasteiro e Neto Baiano furou. Jonathan Bocão veio em seguida e soltou o pé, estufando a rede no Trapichão.

Jogadores regatianos comemoram o gol de Jonathan Bocão (Foto: TNH1)
Mais ofensivo e com melhores chegadas à frente, o CSA tentava pressionar o Galo em busca do gol de empate, mas não conseguia converter as chances. Choco avançou aos 17’ pela direita e invadiu a área, mas foi ao chão, pedindo pênalti. A arbitragem, em cima do lance, não assinalou nada. Aos 22’, a melhor oportunidade pintou em jogada de Didira, que cruzou pela esquerda do campo buscando Luís Soares, mas o camisa 7 não conseguiu chegar à bola. O Regatas criou aos 27’ com Somália em jogada individual. Ele fintou os marcadores e acionou Matheus Galdezani, que perdeu para a defensiva maruja.

Com o primeiro tempo se encaminhando para seu terço final, o CRB se posicionava fechado na defesa, aguardando as oportunidades de contragolpe. O CSA seguia buscando uma brecha para igualar o placar, mas continuava desperdiçando as chances. Em cobrança de escanteio aos 37’, Rafinha mandou na medida para Choco, que subiu sozinho para o cabeceio, mas o camisa 2 do time azulino errou a pontaria e mandou para fora. O Galo ainda assustou no último minuto com Érico Júnior, que arriscou e mandou perto do gol defendido por Jeferson. A arbitragem concedeu dois minutos de acréscimo, mas a etapa inicial terminou com a vantagem de 1 a 0 para o CRB.

2° TEMPO

As duas equipes voltaram do vestiário com alterações. Do lado do CRB, Júlio César substituiu o goleiro Juliano, que passou mal durante o intervalo. Já no CSA, Canindé promoveu a entrada de João Paulo e David Dener, no lugar de Bismarck e Thiago Santos, respectivamente. A primeira chance do segundo tempo foi para o Galo, com o autor do gol. Jonathan Bocão cruzou pela direita, mas a zaga azulina desviou para escanteio. Aos 9’, a equipe do Mutange acertou a trave em cobrança de falta de Panda, enquanto que aos 11’ Didira finalizou dentro da área para uma espetacular defesa de Júlio César.

O CSA pressionava no segundo tempo e tentava de todas as formas conseguir o gol de empate. Aos 21 minutos, Rafinha cobrou escanteio e Panda mergulhou para o cabeceio, mas mandou para fora pelo lado direito. Aos 25’, Jean Cleber disparou pela direita e tentou o cruzamento, mas o zagueirão Gabriel, do Galo, cortou bem de cabeça. Os dois técnicos promovem novas mudanças, com Lúcio Maranhão entrando no CRB e Kauhan no CSA, nos lugares de Érico Júnior e Rafinha, respectivamente. E de tanto tentar, o CSA conseguiu o gol de empate aos 29’. Luís Soares desviou após cruzamento de Jean Cleber pela direita e encobriu o goleiro Júlio Cesar.

Após o gol, o CSA seguiu pressionando e levando perigo ao gol do Galo, que se limitava aos rápidos contra-ataques. Um deles ocorreu aos 33’, em cobrança de falta levantada na área. André Vinícius subiu e cabeceou, mas a bola foi pela linha de fundo. Já o CSA meteu mais uma bola na trave, aos 40’, com Luís Soares arriscando pela direita. Didira ainda perdeu uma ótima chance aos 44’ depois de driblar os marcadores, mas mandou fraco e facilitou o trabalho do arqueiro do Regatas. E passados os três minutos de acréscimos, a partida foi encerrada com o placar igualitário: um gol para cada lado no Clássico das Multidões. 

Primeiro Clássico das Multidões deste ano não teve vencedor (Foto: TNH1)
Próximos compromissos 

O CRB, que agora lidera o grupo B do Campeonato Alagoano com 13 pontos, cinco a mais que o Santa Rita, que é o segundo colocado, só volta a campo pelo Estadual no próximo domingo (28), às 17h, no Estádio Rei Pelé, onde enfrentará o ASA pela sétima rodada. Antes desse compromisso, o time regatiano joga também no Trapichão pela terceira rodada da Copa do Nordeste, na quinta-feira (25), às 19h, contra o América-RN.

FICHA TÉCNICA

Campeonato Alagoano 2016 - 6ª rodada
Estádio Rei Pelé - Maceió-AL
Placar: CSA 1x1 CRB

Árbitro: Dênis Ribeiro Serafim (CBF-AL)
Assistente 1: Maxwell Rocha da Silva (CBF-AL)
Assistente 2: Lennon McCartney Farias (CBF-AL)

CSA: Jeferson; Choco, Walter, Douglas e Rafinha (Kauhan); Jean Cleber, Panda, Didira, Bismarck (João Paulo) e Thiago Santos (David Dener); Luís Soares.

Técnico: Oliveira Canindé

CRB: Juliano (Júlio César); Marcos, André Vinícius, Gabriel e Diego; Olívio, Somália, Matheus Galdezani e Jonathan Bocão; Érico Júnior (Lúcio Maranhão) e Neto Baiano (Flavinho).

Técnico: Mazola Júnior

Cartões Amarelos: Panda, Douglas e Luís Soares (CSA) / Olívio, Érico Júnior e Neto Baiano (CRB)

Gols: Luís Soares aos 29’ do 2°T (CSA) / Jonathan Bocão aos 7’ do 1°T (CRB)


Alvirrubros de Coração com TNH1

sábado, 20 de fevereiro de 2016

CRB encerra preparação para o clássico deste domingo e divulga lista de jogadores relacionados

Técnico Mazola Júnior não divulgou a escalação do Galo, mas só deve fazer uma mudança (Foto: TNH1)
Agora é só aguardar o início da partida. O CRB, que vinha trabalhando desde a última quarta-feira (17) para o primeiro Clássico das Multidões deste ano, encerrou na manhã deste sábado (20), no Ninho do Galo, os preparativos para encarar o CSA neste domingo (21), às 17h, no Estádio Rei Pelé, pela sexta rodada do Campeonato Alagoano. Após a última atividade, os jogadores regatianos que foram relacionados iniciaram o regime de concentração no próprio CT na Barra de São Miguel.

Como já se sabe, o técnico Mazola Júnior vai seguir sem contar com dois jogadores por falta de regularização: o volante Rivaldo e o atacante Mazola. Já por estarem entregues ao departamento médico, o lateral-direito Marcelo Ribeiro e os volantes Glaydson Almeida e Olívio também ficam de fora do clássico de amanhã. Por sua vez, o lateral-direito Marcos foi liberado pelo DM, assim como o zagueiro André Vinícius, mas este pegou relação, enquanto que o lateral ainda vai precisar melhorar a parte física. Por fim, provavelmente por opção do técnico do CRB, não foram relacionados o zagueiro Douglas, o volante Rodrigo e o meia Bruno Nascimento, todos da base, além do atacante Marcelo Henrique.

Sem muitas opções para mudanças, o treinador alvirrubro deve realizar apenas uma, apesar de que a escalação do Regatas é mantida em segredo e só será revelada momentos antes da bola rolar. Liberado nesta semana pelo departamento médico, o meia Flavinho deve voltar ao time titular no lugar do também meia Dakson.

Desta forma, a provável formação do CRB é com: Juliano; Jonathan Bocão, Diego Jussani, Gabriel e Diego; Somália, Matheus Galdezani, Flavinho e Luiz Fernando; Érico Júnior e Maranhão. 

Líder do grupo B do Alagoano com 12 pontos, o Regatas vai tentar amanhã quebrar a invencibilidade na competição do seu maior rival, que possui 15 pontos e lidera a chave A. Vale lembrar que desde o dia 18 de maio de 2013, quando perdeu o segundo jogo da final do Alagoano por 1 a 0 e venceu nos pênaltis por 4 a 3, conquistando na ocasião o seu 27° título do Estadual, que o Galo não perde para o CSA. De lá para cá, quatro jogos foram realizados, com três vitórias do CRB e um empate.

Confira os jogadores relacionados, no total de 20:

Goleiros: Juliano e Júlio César;
Laterais: Diego, Gleidson Souza, Jonathan Bocão e Rafinha;
Zagueiros: André Vinícius, Audálio, Diego Jussani e Gabriel;
Volantes: Matheus Galdezani e Somália;
Meias: Dakson, Flavinho, Luidy e Luiz Fernando;
Atacantes: Érico Júnior, Jonata, Lúcio Maranhão e Neto Baiano.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

CRB deve ter apenas uma mudança para o clássico contra o CSA; confira a arbitragem e a data de estreia do Galo na Copa do Brasil

Liberado pelo departamento médico, meia Flavinho pode ser escalado de primeira no domingo (Foto: GloboEsporte.com)
Se preparando no CT Ninho do Galo para o Clássico das Multidões contra o CSA desde a tarde da última quarta-feira (17), o CRB deve continuar tendo praticamente os mesmos desfalques das partidas anteriores para o duelo deste domingo (21), às 17h, no Estádio Rei Pelé, válido pela sexta rodada do Campeonato Alagoano.

Recuperado de uma torção no tornozelo esquerdo, o volante Rivaldo não poderá ficar à disposição do técnico Mazola Júnior por conta que ainda não foi regularizado. Pelo mesmo motivo, o atacante Mazola também ficará de fora. O lateral-direito Marcelo Ribeiro e os volantes Glaydson Almeida e Olívio, todos entregues ao departamento médico, são mais três baixas confirmadas. Já o zagueiro André Vinícius, que durante esta semana esteve no DM, foi liberado e deve ser opção para o clássico. Quem também deixou o departamento médico foi o lateral-direito Marcos, que teve contratura muscular após se recuperar de uma fratura na tíbia sofrida ainda em 2015. No entanto, o atleta ainda irá precisar melhorar a parte física.

Com tantos desfalques, o comandante regatiano além de contar com a volta de André Vinícius também vai poder utilizar o meia Flavinho, que antes de se machucar atuava como titular. Liberado pelo DM, o jogador pode começar o clássico de primeira, no lugar do também meia Dakson. Essa mudança seria a única do Galo em relação ao jogo da última terça-feira (16) pela Copa do Nordeste, contra o Coruripe. O técnico Mazola Júnior, que na manhã deste sábado (20) comanda no CT na Barra de São Miguel o último trabalho antes do embate contra o time azulino, prefere fazer mistério e só revelar a escalação alvirrubra momentos antes da bola rolar, como sempre costuma fazer.

Apesar do mistério, o CRB pode enfrentar o CSA neste domingo com: Juliano; Jonathan Bocão, Diego Jussani, Gabriel e Diego; Somália, Matheus Galdezani, Flavinho e Luiz Fernando; Érico Júnior e Maranhão.

Líder do grupo B do Alagoano com 12 pontos, o Regatas vai tentar no domingo quebrar a invencibilidade na competição do seu maior rival, que possui 15 pontos e lidera a chave A. Vale lembrar que desde o dia 18 de maio de 2013, quando perdeu o segundo jogo da final do Alagoano por 1 a 0 e venceu nos pênaltis por 4 a 3, conquistando na ocasião o seu 27° título do Estadual, que o Galo não perde para o CSA. De lá para cá, quatro jogos foram realizados, com três vitórias do CRB e um empate.

Arbitragem

O árbitro para o Clássico das Multidões já foi definido e será Dênis Ribeiro Serafim (CBF-AL). Ficam como auxiliares Maxwell Rocha da Silva (CBF-AL) e Lennon McCartney Farias (CBF-AL). Já o quarto árbitro será Júlio César Farias (FAF). 

Definida data de estreia na Copa do Brasil

Focado exclusivamente no clássico de domingo, o CRB soube nesta sexta-feira (19) quando será a sua estreia na Copa do Brasil 2016, já que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou apenas hoje a tabela detalhada da competição.

Tendo como adversário o Ivinhema-MS, o time regatiano irá enfrentá-lo no dia 06 de abril, uma quarta-feira, às 21h30, ainda sem local definido. Se não vencer por dois ou mais gols de diferença no primeiro jogo, o segundo irá acontecer no Estádio Rei Pelé no mesmo mês, só que no dia 20, às 20h30.

A CBF não confirmou as datas da segunda fase da competição nacional, mas deixou os dias 04, 11 e 18 de maio reservados para os confrontos. Caso avance para esta fase, o Galo vai enfrentar Remo-PA ou Vasco-RJ.

Horário do Clássico das Multidões entre CSA e CRB é modificado; mais de 360 PMs farão a segurança

Galo agora irá enfrentar o time azulino às 17h deste domingo (Foto: MinutoEsportes)
Faltando poucos dias para CSA e CRB disputarem o primeiro Clássico das Multidões deste ano, a Federação Alagoana de Futebol (FAF), atendendo um pedido da TV que detém os direitos de transmissão do Campeonato Alagoano, alterou nesta sexta-feira (19) o horário da partida. Antes previsto para as 16h, o jogo agora terá início às 17h deste domingo (21), no Estádio Rei Pelé, válido pela sexta rodada do Estadual.

Segundo o capitão da PM, Marcelo Carnaúba, que é o responsável pelo planejamento do policiamento do clássico, a escolha traz prejuízo para tudo o que foi traçado pela polícia até o momento. “Já estamos trabalhando há 15 dias com o horário definido, chega às vésperas do jogo vem essa decisão. Como não temos mais o que mudar no esquema de policiamento, na questão de escolta de torcida, dos times, de todo o planejamento, vamos ser prejudicados em uma hora", disse o militar.

Apesar da mudança de horário do clássico ter atrapalhado o planejamento da PM, já tinha sido definido que 367 policiais militares irão fazer a segurança a pé dentro e no entorno do Trapichão. Além disso, 40 câmeras de alta resolução serão utilizadas no policiamento, que ainda terá 16 viaturas da Radiopatrulha (RP) e quatro do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran).

Continuam proibidas
 
Organizadas se comprometem a fazer cadastros, mas seguem ‘barradas’ no clássico (Foto: Assessoria TJ-AL)
As torcidas organizadas Comando Alvi Rubro, do CRB, e Mancha Azul, do CSA, não podem entrar no Estádio Rei Pelé no clássico deste domingo. Presidentes das torcidas, Romerito Barros e Vanderli Nunes participaram de audiência no 3° Juizado Especial da Capital, nesta sexta, e se comprometeram a apresentar um sistema de cadastro de membros e as carteirinhas, ambas exigências que serão custeadas pelas próprias organizadas, no dia 04 de março, quando acontecerá uma nova audiência, já que no dia 13 haverá mais um clássico.

Responsável pelo Juizado do Torcedor, o juiz Celyrio Adamastor Acioli informou que, por enquanto, as duas torcidas não podem comparecer uniformizadas ao clássico. “Infelizmente, eles não irão participar, porque não deram cumprimento a um acordo que fizeram há 90 dias. Agora, na véspera do jogo, sem esse cumprimento, não [podemos permitir]”, afirmou Celyrio Adamastor.

Na audiência, também ficou decidido que as torcidas não podem levar ao estádio bandeira ou objeto que as identifique, nem instrumentos musicais. Já ciente disso, os representantes das organizadas falaram que cumpriram todas as determinação e destacaram que a Federação Alagoana de Futebol era responsável pelo sistema de cadastro. “As exigências foram cumpridas todas, tanto pela Mancha Azul como pela torcida do CRB. Não foi cumprido pela federação o prazo de 90 dias”, afirmou Nunes, presidente da Mancha Azul.

Já Romerito Barros, presidente da Comando Alvi Rubro, espera que a torcida volte uniformizada no próximo clássico. “Esperamos que, com as medidas definidas hoje, a gente volte (uniformizado) no próximo clássico (marcado para o dia 13 de março), disse ele.

Alerta sobre acesso de menores

Através de seu site oficial, a FAF lembrou as regras para o acesso de menores de 16 anos aos estádios, em virtude da proximidade do clássico entre CSA e CRB, que vai seguir a portaria n° 08/1995, da 2ª Vara da Infância e Juventude da Capital.

Conforme estabelecido no documento, menores de 16 anos só irão poder ter acesso ao jogo acompanhados de pais ou responsável munido de documentação do menor com foto. “Para os responsáveis será necessária a apresentação de documentação com firma reconhecida. No caso de dúvida quando à idade do menor, os pais ou o responsável ficarão obrigados a exibir a carteira de identidade ou outro documento hábil que identifique o menor”, lembra a FAF no texto.