sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Com 10 clubes, Alagoano 2017 tem início marcado para o dia 21 de janeiro

FAF realizou arbitral do Alagoano 2017 na tarde desta sexta-feira, no auditório do Estádio Rei Pelé (Foto: TNH1)
A Federação Alagoana de Futebol (FAF) realizou na tarde desta sexta-feira (11), no auditório Lauthenay Perdigão, no Estádio Rei Pelé, o arbitral do Campeonato Alagoano 2017. A competição, que corria o risco de não contar com dez clubes, não deve ter nenhuma desistência, pelo menos por enquanto. O Santa Rita, que havia dito que desistiria, voltou atrás da decisão e disputará o certame.

A tabela do Alagoano 2017 só será divulgada pela FAF na próxima semana, mas os grupos já estão definidos. Atual campeão, o CRB é o cabeça de chave do grupo A, enquanto que o CSA ficou no grupo B. O campeonato está previsto para iniciar no dia 21 de janeiro e ser encerrado dia 07 de maio, com a mesma fórmula de disputa deste ano.

No arbitral, estiveram presentes como representantes dos clubes os seguintes dirigentes: Nelson Filho (ASA), Manoel Bezerra (CEO), Alfredo Raildo (Coruripe), Alarcon Pacheco (CRB), Fabiano Melo (CSA), Antônio Oliveira (CSE), Uedson da Silva (Miguelense), Remi Calheiros (Murici), Anderson Nobre (Santa Rita) e João Luis (Sete de Setembro). O Sindicato dos Atletas foi representado por Cícero Marcolino, enquanto que Pedro Jorge representou o Sindicato dos Árbitros.

Definições do arbitral

A data de início do Alagoano 2017 estava prevista para o dia 15 de janeiro. No entanto, por conta do pouco tempo que teria para realizar a sua pré-temporada, já que ainda está disputando a Série B do Campeonato Brasileiro, o CRB fez uma solicitação para que a FAF alterasse o início da competição para o dia 21 de janeiro. Diretor de futebol do Galo e representante do clube no arbitral, Alarcon Pacheco argumentou que os funcionários do Regatas precisam ter 30 dias de férias em dezembro e a reapresentação será apenas no dia 02 de janeiro, o que já deixa o prazo muito curto para uma pré-temporada, e poderia ficar pior se a primeira data fosse escolhida. Em votação, apenas o CSA votou contra.

Outro ponto abordado no encontro, desta vez pelo CSA, foi com respeito ao preço dos ingressos das cadeiras especiais nos clássicos contra CRB e ASA. A proposta do clube azulino de aumentar o valor deste setor de R$ 120 para R$ 200 foi aceita pelos representantes do Galo e do Fantasma, além de ter sido confirmada pela FAF.

A inspeção dos estádios será realizada por uma comissão formada por clubes, arbitragem, imprensa e FAF a partir do dia 20 deste mês. Vestiários, gramados e cabines de imprensa vão ser alguns dos pontos que serão avaliados.

Sistema de disputa

O Campeonato Alagoano 2017 terá a mesma fórmula de disputa do deste ano. Em sorteio, ficou definido que o grupo A será composto por CRB, CEO, Coruripe, Murici e Sete de Setembro, enquanto que a chave B terá CSA, ASA, CSE, Miguelense e Santa Rita. Na primeira fase, serão realizados dez jogos, incluindo ida e volta, mas apenas de um grupo contra o outro.

Os três melhores times de cada grupo irão avançar para o Hexagonal. Os dois piores de cada chave terão que disputar o Quadrangular da Permanência para evitar o rebaixamento. No Hexagonal serão disputados apenas jogos de ida, no total de cinco, com o melhor colocado de cada chave e o segundo melhor entre os dois grupos tendo o direito de realizar três partidas em casa. Os quatro melhores colocados avançarão para a fase semifinal.

No mata-mata do Alagoano da próxima temporada, o chaveamento será da seguinte forma: 1° x 4° e 2° x 3°. Os quatro times irão disputar jogos de ida e volta, com o primeiro e o segundo colocados tendo a vantagem de decidir a classificação em casa. Se ocorrer o empate de pontos nos confrontos das semifinais, o regulamento prevê o melhor saldo de gols como critério de desempate. Caso o empate persista, a vaga será do clube de melhor campanha no Hexagonal.

Considerada a melhor parte de uma competição, a final do Alagoano 2017 será disputada em dois jogos, com o mando de campo do jogo decisivo ficando com a equipe que fizer a melhor campanha na somatória de todas as fases. O primeiro critério de desempate, caso aconteça empate de pontos, é o melhor saldo de gols nas partidas da final. A prorrogação só acontecerá se o empate persistir. Se mesmo assim o campeão ainda não for conhecido, o título será disputado nas cobranças de pênaltis.

Vagas

Irão garantir vagas nas Copas do Brasil e do Nordeste de 2018 o campeão e vice do Alagoano 2017. Os times que forem eliminados na fase semifinal irão disputar o terceiro lugar em jogos de ida e volta, com o segundo mando de campo ficando para quem tiver feito a melhor campanha na somatória de todas as fases que participou. Os critérios de desempate para esta disputa serão os mesmos da final. O vencedor ganhará uma vaga para representar Alagoas na Copa do Brasil de 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário